Cinco brincadeiras para o fim de semana

cinco brincadeiras

De 6 meses a 1 ano – Bolinha colante

Use aqueles adesivos coloridos em forma de bolinha para brincar de esconder e achar a bolinha pelo corpo do neném. Coloque a bolinha em uma parte do corpo do bebê e depois pergunte onde está. Mostre como procurar e brinque de tentar achar. Aproveite para falar o nome de cada parte do corpo (“Será que está no pé?”) e tranforme a brincadeira em uma forma divertida de ensinar esses nomes para o bebê.


De 1 a 2 anos – Bolsinha sensorial

Coloque em um saquinho do tipo ziploc uma boa quantidade de gel de cabelo (daqueles baratos!), contas ou bolinhas pequenininhas e um pouco de gliter. Vede bem com fita adesiva de embrulho, daquelas grossas. Deixe a criança sentir a textura pelo tempo que  quiser. É ótimo para o desenvolvimento da coordenação motora, eles adoram a melecada, mas sem risco de sujar tudo. Pode apostar!

Veja um exemplo neste post do blog Totally Tots

 

De 2 a 3 anos – Combinando estampas

Faça alguns círculos de folhas de EVA, mais ou menos do tamanho de um prato de sobremesa. Desenhe sobre eles alguns padrões estampados usando caneta permanente. Corte os círculos ao meio, dividindo os padrões em 2 partes. Embaralhe e deixe sua criança “quebrar a cabeça” juntando as partes com a mesma estampa. Essa atividade é ótima para ajudar a criança a desenvolver a percepção gráfica, característica importante para o desenvolvimento da leitura.

Veja um exemplo neste post do blog No Time for Flash Cards

 

De 3 a 4 anos – Com quantos canudos faço um barquinho?

Com alguns canudos, cola (que não seja solúvel em água) e um pedacinho de feltro, crie com seu filho um barquinho. Bom para imaginar mares sem fim durante o banho!

Veja como fazer neste post do blog AARS

 

A partir de 5 anos – Arminha de papelão

Com um tubo de papelão mais fino e firme (os de filme plástico ou de papel alumínio), alguns tubos de papel-higiênico e um elástico faça uma super eficiente arminha. Funciona muito bem e é um grande sucesso com a criançada.

Veja como fazer neste post do blog The Cardboard Collective

 

OBS.: As brincadeiras estão organizadas por faixa etária, mas é apenas uma sugestão. Muitas crianças vão gostar de brincar como os menores brincariam e vice-versa. Se for seguro e todos estiverem à vontade, brinque!

Encontre outras sugestões de brincadeiras na fanpage Maria, já é dia!

 

Outros posts que podem interessar:

relac_5 brincadeiras6 relac_5 brincadeiras7relac_5 brincadeiras8

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s